9 de abr. de 2010

Relatório da vivência com alunos das quintas e sextas séries no ano 2009

Professora Ercília Simões Gomes Pedagoga e Bióloga



Sou professora há 36 anos, aposentada do estado e atualmente dando aula na EEMEF Raul de Leoni em Santana, prefeitura de São Paulo.
No final de 2008 soube que teríamos uma classe com alunos com muita dificuldade de aprendizagem. Então, em janeiro de 2009 escrevi um projeto destinado a esses alunos, com objetivo de sanar as dificuldades de aprendizagem, resgatar a auto estima, estimular mudança de comportamento, principalmente junto da família, mudança da hábitos alimentares e mostrar possibilidade de plantio de horta caseira, mesmo não tendo muito espaço em casa.
Apresentei esse projeto “EDUCAÇÃO AMBIENTAL” à equipe pedagógica, onde foi aprovado. No começo tive várias dificuldades. Foram surgindo obstáculos e, em cada um deles era um grande desafio a ser vencido, e o projeto foi continuando.
As crianças foram aos pouco mudando o sentimento e o comportamento.
O Ministro Carra nos visitou duas vezes. A primeira ele fez uma palestra para os professores sobre alimentação natural e depois em outra oportunidade foram os alunos, todos gostaram muito.
O engenheiro agrônomo Eduardo, do CEA Santana, visitou a escola na qualidade de voluntário, e deu várias instruções aos alunos. Também alguns professores como Sandra, Bruno,Thays e Herly apoiaram e nos ajudaram no que foi possível.
Enfim, plantamos e colhemos alface, e almeirão. A colheita foi feita no ultimo dia de aula.
O senhor Secretário da Educação, Alexandre Schneider, ficou sabendo do projeto e nos prometeu uma visita. Essa visita ocorreu em fevereiro, ocasião em que novos canteiros foram feitos com plantas aromáticas, alface e catalônia (já estão na fase de colheita).
Para 2010 esse projeta está sendo ampliado com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e, alguma frutíferas e também um pequeno jardim na frente da escola, com objetivo de apreciação e cultivo do belo.
Quanto aos alunos, num total de 180, tiveram um bom rendimento escolar e mudança de comportamento em relação ao Meio Ambiente e família. Os alunos para os quais escrevi o projeto, esses foram distribuídos em várias salas de aula, estão fazendo a sexta série e observei que está havendo uma integração de todos na parte pedagógica e mudanças significativa de comportamento.


Agradeço a todos que colaboraram para sua realização deste projeto!
 
Copyright (c) 2010 EMEF RAUL DE LEONI. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.